RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Logística reversa: você precisa saber mais sobre esse assunto

A logística reversa é a área da logística que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. Os processos de logística reversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos temos o retorno das garrafas (vasilhame),a recolha/coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas.

O Sinduscon-Oeste/PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná) tem uma equipe técnica especialmente preparada para lidar com o assunto. Seus profissionais estão preparados para orientar empresários e gestores sobre o tema, que este ano passa a ser obrigatório nas empresas que lidam com manufatura, especialmente que lidam com bens físicos, como construção civil. 

A logística reversa aborda a questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevância na atualidade.