POSSE DA NOVA DIRETORIA E PRESIDÊNCIA

Lora assume Sinduscon com a missão de buscar inovação e sustentabilidade

Ao lado de dirigentes associativistas e políticos e empresários ligados à cadeia produtiva da construção civil, o engenheiro civil Ricardo Lora assumiu na noite desta sexta (29) a presidência do Sinduscon Paraná Oeste, em substituição ao engenheiro civil João Luiz Broch. O evento foi realizado no Black Cap Eventos e marcou também o encerramento das atividades de 2019 da instituição.

Fruto da nova geração de profissionais empreendedores que passa a tomar as rédeas dos negócios e do comando das entidades da sociedade organizada local e regional, Ricardo Lora tem o DNA da inovação. Sua trajetória vem sendo traçada sob o prisma da quebra de paradigmas. “Construção civil é muito mais do que um tijolo em cima do outro. É tecnologia, assertividade e acolhimento”, observa.

Em seu discurso de posse, Ricardo Lora lembrou do passado, em analogia ao presente. “Em 1994, eu era um menino de oito anos de idade que brincava de construir barragens no quintal de casa, com areia, tijolos e água, quando foi fundado o Sinduscon Paraná Oeste. Desde aquela época, o sonho de construir já era por mim acalentado, no mesmo momento em que esta instituição também deixava de ser um sonho e se transformava em realidade”.

Hoje, 26 anos depois de fundado, o Sinduscon Paraná Oeste experimenta o seu melhor momento. O número de associados é o mais expressivo da história, os comitês trabalham e operam de forma harmônica e são a base e mola propulsora do trabalho que realizamos”, diz. “Tudo isso graças às diretorias anteriores, que moldaram organizaram e fizaram da nossa entidade o que ela é hoje, e abrindo espaço pra tudo que ela ainda pode ser nos dias que virão”.

No entanto, os desafios das construtoras são diferentes. “Não que o desafio de antes fosse menor, muito pelo contrário: os pioneiros foram ousados e corajosos o suficiente para vislumbrar o futuro promissor que se desenhava na época. Matar um leão por dia é pouco. Foram vários leões. Foram muitos obstáculos superados, bem como temas espinhosos, como burocracia, atraso, corrupção e ineficiência. Muitos dos mesmos inimigos com os quais ainda precisamos continuar lutando hoje”.
Para Ricardo Lora, o momento é de transformação no País. “Devemos superar diferenças políticas, ouvir mais e falar menos, ter resiliência, responsabilidade com nossa parcela de colaboração para manter essa nação em constante desenvolvimento”.

“Precisamos lutar mais pelos interesses da região, garantir o aporte de obras estruturantes, rodovias duplicadas, pedágios acessíveis, pontes, viadutos, trincheiras e outros benefícios. O Oeste mais contribui do que recebe em troca. Essa equação precisa ser revertida o quanto antes, sob pena do comprometimento das futuras gerações”.

O evento de posse foi prestigiado por diversas lideranças, entre elas o prefeito Leonaldo Paranhos, o deputado estadual Márcio Pacheco, o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha; o presidente da Ferroeste, André Gonçalves, o vice-presidente da Fiep, Edson Vasconcelos e o gerente regional do Sebrae-PR, Augusto Stein, e ainda, o suplente de senador Vilson Basso e o presidente do Conselho Superior do Sinduscon, José Luiz Parzianello, além de vereadores, secretários e outras lideranças.

Fonte: Assessoria