Reunião de Associados - 27/05 - Cascavel

O engenheiro civil Fernando Dillenburg, ex-presidente do Sinduscon Paraná Oeste e atual coordenador regional do Paranacidade, participou, nesta segunda-feira 27/05, da tradicional reunião de associados do Sindicato, em Cascavel.

Ele explanou sobre temas de relevância ao setor, como a atuação técnica do órgão, ligado à Sedu (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano), do Governo do Estado, que analisa e libera projetos contratados pelas prefeituras, via financiamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Segundo Dillenburg, o Paranacidade é importante ferramenta de políticas públicas contra a corrupção, à medida em que só libera o pagamento de obras quando a evolução das medições assim permite. Este processo de aferição de dados é modelo para outros estados. "A auditagem das obras é importante ferramenta de aprimoramento das políticas de desenvolvimento urbano", destacou.

Dillenburg informou ainda que o órgão está contratando uma empresa que fará estudo de viabilidade das regiões metropolitanas do Estado, entre elas a de Cascavel. A intenção é verificar índices e promover audiências públicas que atestem a se há ganho para todos com o andamento deste processo.

Falou ainda sobre a digitalização de dados, planos diretores, portal de informações, agilidade em obras públicas e outros temas. "Nossa meta é dar mais agilidade ao trâmite e permitir três ciclos de obras ao longo de um mandato de prefeito, que é de quatro anos, ao invés de dois por mandato", comentou. A reunião de associados foi conduzida pelo engenheiro civil João Luiz Broch, presidente do Sinduscon. Em seguida, jantar patrocinado pela Hard, empresa que atua no ramo de fabricação de parafusos.