Parzianello recebe Medalha do Mérito Industrial

O empresário José Luiz Parzianello, de Cascavel, recebe nesta quarta-feira (20/5), em Marechal Cândido Rondon, uma das mais importantes comendas do Estado do Paraná, a Medalha do Mérito Industrial, concedida pela Fiep (Federação da Indústria do Estado do Paraná). A medalha será entregue pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo, durante jantar que será realizado a partir das 20h, no Clube Aliança. A homenagem é parte das comemorações da Semana da Indústria - o Dia Nacional da Indústria é comemorado em 25 de maio. Outras 13 personalidades do Estado serão homenageadas, entre elas o empresário toledano Rainer Zielasko. 

"Recebo com muito orgulho esta honraria. É o reconhecimento de 35 anos de dedicação à construção civil e ao empreendedorismo.Fico orgulhoso e envaidecido por estar ao lado de grandes vultos que já receberam essa medalha", comenta. 
Parzianello é um veterano no mundo empresarial. Envolvido no mundo associativista desde o início da década de 1980, foi vereador, presidente da Aeac, conselheiro do Crea-PR, secretário municipal de Indústria e Comércio, vice-presidente da Fiep e presidente do Sinduscon-Oeste/PR, entre outras funções exercidas. 
Sua visão empresarial é das mais dinâmicas. Defensor de medidas de austeridade por parte de todas as esferas de governo, enxerga com otimismo o conturbado cenário político e econômico pelo qual o país enfrenta. "O crescimento existe, especialmente nos rincões mais distantes. Quem se concentra apenas naquilo que a mídia expõe, acaba seduzido pelo pessimismo", observa. 
No entanto, ele enxerga que alguns rumos precisam ser corrigidos. Parzianello acredita que é preciso planejamento para médio e longo prazos, bem como o combate à corrupção. "O papel da imprensa é fundamental. Precisamos reforçar os valores éticos e a mídia é importante neste contexto", diz. 
A evolução da indústria ao longo das últimas décadas também chama a atenção do empresário. "Passei por todas as áreas, fui funcionário público, político e hoje sou empresário. Houve muita mudança ao longo dos anos. O Brasil evoluiu muito e os homens públicos deram sua parcela de contribuição. Todavia, precisamos rever a educação em nosso País. Em casa a criança é educada, mas é na escola que ela é ensinada. Esse ensinamento está desvirtuado e não atende aos anseios da juventude. Os jovens estão muito à frente, amparados pela internet e por tudo aquilo de novo que ela oferece", aponta. Engenheiro civil, Parzianello tem 60 anos e nasceu em Tenente Portela-RS. Ele é sócio-proprietário da PPN Construções Ltda.


Voltar